17 de abr. de 2010

Pesquisa revela que a terceira idade teve crescimento no poder de compra

Mudança considerável nas condições culturais, econômicas e de saúde, trouxeram a tona a nova realidade da terceira idade no Brasil. Pesquisa recém concluída pelo Instituto Somatório revela que a faixa etária acima dos 60 anos, tem renda mensal, na sua totalidade, de R$ 7,5 bilhões. Este número corresponde a 15% dos rendimentos dos domicílios do País, sendo que 93% desta população tem renda própria.
"A pesquisa quebrou vários estereótipos negativos em relação à população da terceira idade", afirma Marcello Guerra, diretor do instituto de pesquisas e responsável pelo estudo. Ele faz referência à imagem do idoso dependente financeiramente e sem poder de decisão. A pesquisa entrevistou cerca de 1.500 pessoas com mais de 60 anos, de todas as classes sociais, em dez centros urbanos do País, em outubro do ano passado.
Um dos dados que chamam a atenção é o papel que a população com mais de 60 anos de idade desempenha na renda familiar. De acordo com o estudo, esse grupo responde, em média, por nada menos do que 71% da renda familiar total. Essa participação aumenta de forma significativa quanto menor o poder aquisitivo da classe econômica.
Na classe A, por exemplo, eles contribuem para 55% da renda familiar; na classe B, essa participação sobe para 59%; na classe C, para 72%; na classe D, chega a 88%. A classificação social usada pela pesquisa é o Critério Brasil da Associação Brasileira das Empresas de Pesquisa (ABEP), que considera não só a renda, mas a posse de bens, as condições de moradia e a escolaridade.

Edição:
ALO Imprensa

Foto: Revista Pilates - Fonte: Estadão

Nenhum comentário:

Postar um comentário