22 de abr. de 2010

Secretário da Saúde de Garopaba reclama da demora na homologação do concurso público

Em entrevista ao ALO Imprensa / Jornal Expresso, e ao vivo na manhã desta quinta-feira, 22/04, na Rádio Comunitária Garopaba FM, 98.3, no quadro Frente à Frente, o Vereador Luizinho, secretário municipal de saúde de Garopaba, respondeu algumas questões levantadas pela comunidade de Garopaba.

Concurso público
Ele se disse indiginado com a não homologação do resultado final do concurso realizado pela FAEPESUL em Garopaba. Luizinho salientou que os profissionais que foram aprovados estão fazendo falta para qualificar e melhorar o serviço prestado pela secretaria. Salientou que não há como haver qualificação dos profissionais que estão contratados de forma temporária, já que os convênios para realização de cursos de aprimoramento são destinados aos funcionário efetivos. Somente para a secretaria de saúde há 50 profissionais concursados que aguardam pela homologação e futura nomeação.

Laudos de exames
Quanto a reclamação da demora da entrega dos laudos com resultados de exames, Luizinho disse que os laudos são terceirizados e que a empresa contratada esta passando pela falta de um profissional, mas que na média os laudos estão sendo entregues em até uma semana. Ele manteve contato com a empresa responsável pelos resultados e solicitaou que esta normalize o seu serviço. Disse ainda que este tempo não é o ideal, mas o que é possível no momento.
Um fato que chamou a atenção foi o número de exmames solicitados à secretaria e que não são retirados pela comunidade, disse Luizinho: "São mais de 2.000 exames que estão à disposição da comunidade na Policlínica Central e que não foram retirados".

Ambulâncias
Quanto ao número de ambulâncias do município, Luizinho disse que a secretaria possui três veículos e esta recebendo mais um. E que já ocorreu de não haver ambulância para dar atendimento à comunidade, por estarem duas delas na oficina e a outra estava no plantão. Salientou ainda que o município não tem obrigação de dar atendimento na residência das pessoas e em acidentes nas estradas. Esta obrigação, segundo ele, é dos Bombeiros. O serviço de ambulância municipal da secretaria, é subordinado ao SAMU, via 192 que fica em Florianópolis.

Falta de medicamentos
Segundo Luizinho, hoje não faltam remédios na Fármácia Básica. Ocorreu atraso em uma licitação. Agora o que esta havendo é a falta de algum medicamento que não há para entrega imediata. A secretaria já realizaou a compra, mas alguns laboratórios estão levando até 60 dias para entregar os medicamentos.

Plantão das Fármácias
Com o objetivo de normatizar os horários de funciomnamento das famárcias do município, a secretaria acabou se envolvendo numa pequena polêmica. Em virtude da baixa temporada e a diminuição do volume de clientes, a secretaria da saúde propôs para as farmácias um plantão semanal entre estabelecimentos do centro e dos bairros. O objetivo é ter sempre um plantão de 24h, para que a população possa recorrer no caso de necessitar de algum medicamento.
Só que este sistema alternado não foi muito bem aceito pela comunidade, que gostaria de ter uma farmácia aberta pelo menos até as 24 em seu bairro, em conjunto com o estabelecimento de plantão no centro, e vice-versa.
Como este sistema entrou em vigor há pouco tempo, Luizinho disse que algumas sugestões estão sendo analisadas e que serão discutidas com os proprietários das farmácias numa próxima reunião.

Como político que é, Luizinho disse que a secretaria da saúde esta aberta para as reclamações pertinentes, e que ele pessoalmente recebe as críticas como uma forma de aprimorar os serviços prestados. Ele disse ainda que não há como contentar à todos, que na medida do possível todas as reclamações serão analisadas e resolvidas de acordo com a urgência de cada uma.

ALO Imprensa / Jornal Expresso / Rádio Comunitária Garopaba FM 98.3

Nenhum comentário:

Postar um comentário