17 de out. de 2012

ACIDENTES DE TRÂNSITO: Uso da cadeirinha reduz risco de morte

Em vigor desde setembro de 2010, a lei da cadeirinha conseguiu reduzir o número de mortes de crianças com menos de 10 anos em acidentes de trânsito. Segundo pesquisa divulgada ontem pelo Ministério da Saúde, o número de vítimas caiu 23% – de 296 (de setembro de 2009 a agosto de 2010) para 227, entre setembro de 2010, quando a lei passou a valer, em agosto de 2011. Quando a comparação é feita com a média de mortes dos cinco anos anteriores à lei (267,9), a queda é de 15%.

Os dados fazem parte da primeira avaliação do impacto da lei, elaborada pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada). De acordo com o estudo, é a primeira vez, em seis anos, que há registro de queda. Nos cinco anos anteriores, o ministério vinha registrando crescimento no número de mortes. 

O estudo também revela que as principais vítimas fatais são crianças de até dois anos. Dos óbitos registrados entre setembro de 2005 a agosto do ano passado, 32% foram nesta faixa etária. 

A lei obriga o uso de dispositivos de retenção para crianças em veículos. Crianças até 12 meses devem usar bebê-conforto. De 1 a 4 anos, cadeirinhas. Entre quatro e sete anos e meio, é exigido o assento elevatório.

Fonte: Metro

Nenhum comentário:

Postar um comentário