13 de out. de 2012

IMARUÍ/SC: Penitenciária da discórdia

Manoel Viana e Elina Vieira Roussenq, prefeito e vice eleitos, oficializaram o pedido para que a unidade seja construída em outro local.

Um ofício com o pedido para que a nova penitenciária do sul do estado não seja construída em Imaruí foi protocolado no gabinete do governador Raimundo Colombo. O pedido é assinado por Manoel Viana e Elina Vieira Roussenq, prefeito e vice eleitos no município. Uma cópia do documento também foi entregue na assembleia legislativa:

“Reiteramos a nossa posição contrária à unidade prisional. Pedimos para que o governo busque outra alternativa”, resume Elina. Segundo ela, este foi um compromisso assumido com os moradores durante a campanha eleitoral.

Conforme Elina, agora é preciso esperar o posição do governador. Paralelemente, ela e o prefeito eleito acompanham o trâmite de um inquérito no Ministério Público (MP), instaurado após representação de diversos segmentos sociais.

A promotora Rejane Gularte Queiroz Beilner, esclarece que o processo encontra-se em fase de instrução. “O objetivo é apurar a legalidade dos procedimentos adotados pelo governo de Santa Catarina e de Imaruí à instalação da penitenciária. São levantados dados quanto à desapropriação do imóvel e licenciamento ambiental, entres outros pontos”, exemplifica a promotora.

Trâmites seguem na esfera estadual

A secretaria estadual de justiça e cidadania já recebeu o projeto da Penitenciária de Imaruí, feito por uma empresa contratada. Estão prontos os relatórios ambientais, de terraplenagem e drenagem. Ao que tudo indica, apesar da reclamação da população, os trâmites seguirão normalmente.

Os projetos de terraplenagem e drenagem foram encaminhados ao Departamento Estadual de Infraestrutura (Deinfra) para a elaboração do orçamento. Depois isso, se for o desejo do estado, será lançado o edital de licitação.

Uma obra polêmica

Desde que o atual prefeito de Imaruí, Amarildo Matos de Souza, demonstrou interesse em receber a penitenciária e realizou entrevista coletiva para anunciar a instalação, uma grande polêmica tomou conta da cidade. Várias mobilizações contrárias à obra foram feitas pelos moradores. Muitos acreditam que, com a instalação da unidade, a criminalidade tomará conta do município, hoje uma das cidades com o menor índice de violência do estado. 

Outro ponto é que o local escolhido para a obra é uma das principais rotas para a comunidade de São Luís, onde fica o Santuário da beata Albertina Berkenbrock, além de ser próximo de uma escola. O prefeito Amarildo rebate. Segundo ele, uma obra deste porte garante benefícios em termos de investimentos em infraestrutura e segurança, além de gerar empregos.

Fonte: Notisul
Foto e Imagem: Divulgação Prefeitura

Nenhum comentário:

Postar um comentário