22 de out. de 2012

JAGUARUNA/SC: Colombo assina licitação nesta terça-feira

Uma importante obra para a região sul de Santa Catarina deverá, depois de 10 anos, ser efetivada na íntegra. É isso que o Governador Raimundo Colombo fará nesta terça-feira na cidade de Jaguaruna, diretamente, onde vai assinar o edital de licitação para concessão dos serviços do Aeroporto Regional Humberto Ghizzo Bortoluzzi.

Após a publicação do edital, o prazo para apresentação de propostas é de 30 dias. Depois, são mais 15 dias para habilitação das empresas concorrentes e outros cinco para homologação do resultado.

Construção iniciou há dez anos

A construção do aeroporto começou a sair do papel em 28 de junho de 2002. O investimento total foi de R$ 60 milhões. Em termos de obras, está tudo pronto para funcionar. Os móveis serão adquiridos por meio de pregão. 

A pista, primeira etapa da obra, concluída em 2006, terá 30 metros de largura e a promessa do governo do estado é que será ampliada para 45 metros, tamanho necessário para receber aviões como Airbus 320 e Boeing 767. A extensão é de 2,5 mil metros.

A segunda etapa foi a construção do terminal de passageiros, iniciada em fevereiro de 2009 e inaugurada em dezembro de 2010. Além disso, o projeto do aeroporto prevê sistema contra incêndios, de gerenciamento de voos e de informática de todo o terminal de passageiros e prédio dos bombeiros aeronáuticos, instalação de CFTV, sinalização vertical noturna, ar-condicionado e raio-x do terminal de passageiros, aquisição das publicações e cartas aeronáuticas. 

O terminal de passageiros foi suprimido do projeto, mas não descartado - pode ser construído no decorrer do funcionamento. Um acesso a partir da BR-101 foi aberto, a partir de Sangão, trajeto de 4,8 quilômetros.

900 mil pessoas devem ser atendidas

O Aeroporto Humberto Ghizzo Bortoluzzi atenderá cerca de 900 mil habitantes da região sul do Estado, principalmente das microrregiões dos municípios de Tubarão, Araranguá e Criciúma. Aliado a obras como a duplicação da BR-101 e a expansão do Porto de Imbituba, o empreendimento é de suma importância para o desenvolvimento da região, especialmente na chegada de novos investimentos.

Fonte: Notisul
Fotos: Clic RBS, Sul Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário