17 de jun. de 2010

Documentário sobre cultura de base Açoriana retrata Garopaba

“Homem ao Mar – A Cultura Açoriana no Imaginário Brasileiro” é um documentário que esta sendo produzido para o cinema e televisão pelo cineasta, jornalista e historiador, Marcelo Spomberg da produtora Estação TV de São Paulo. Spomberg dirigiu o curta 7 Vidas, com Selton Mello e o documentário Povos do Bananal, entre outros.

O objetivo do documentário Homem ao Mar é resgatar o passado e a cultura de base açoriana no Brasil, que tem similaridades de sul a norte. Ele explica que o projeto teve início em 2003 quando realizaram a primeira expedição para visualizar os locais onde realizariam as filmagens.

Tendo um enfoque mais artístico do que narrativo, as filmagens ocorrem simultaneamente e interagindo com a pesquisa histórica em várias cidades de base açoriana de Santa Catarina, entre elas Garopaba. Na qual a equipe realizou entrevistas com historiadores, acompanhou a pesca da Tainha, ouviu relatos de nativos e colheu farto material histórico e cultural.

Participam das filmagens pessoas comuns, pescadores, pesquisadores como Wilson Farias, Francisco do Vale, Nereu do Vale, Peninha, e outros. Um dos pontos comuns que a equipe da Estação TV identificou durantes as filmagens, nas várias cidades pesquisadas, é a Festa do Divino, a religiosidade e a hospitalidade características do povo que tem em sua cultura a base açoriana.

Spomberg ressalta a questão antropológica do documentário Homem ao Mar, que faz com que as pessoas olhem fortemente para o passado e busquem as suas raízes e tenham orgulho de ser “Manezinhos”. Segundo ele as filmagens e a pesquisa devem levar mais algum tempo, pois há cidades a serem visitadas, e muito material para ser analisado e compilado.

Mais Informações:
Blog: homemaomardoc.blogspot.com
Site: www.estacaotv.com.br

Fotos: Danielle Kas - 1 - Marcelo Spomberg

ALO Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário