2 de jun. de 2010

Protesto solitário em defesa de um cão abandonado




Moradora do Campo D'Una há três anos, Sônia Maria Basei, jornalista aposentada e protetora, principalmente de cães abandonados, indignou-se com o que presenciou na segunda-feira(31/05).

De acordo com ela um cão macho, poodle, foi atropelado em frente ao Supermercado Silveira do Campo D'Una, pela manhã, tendo ficado no local sem atendimento até às 19h quando ela o retirou.

Na manhã de terça-feira (01/06) Sônia resolveu protestar de forma solitária em frente a Secretaria Municipal de Saúde. Nós do ALO Imprensa / Jornal Expresso acompanhamos o protesto e conversamos por telefone com o secretário municipal da saúde, Vereador Luizinho, que estava em reunião na prefeitura. Ele nos disse que o município não tem verba para realizar este tipo de atendimento, e que há estudo para se fazer um controle maior dos animais em abandono, realizando castração e atendimento através de clínicas convêniadas, mas que isso não pode ser feito de um dia para outro.

Como a Sra. Sônia se negava em sair de frente da secretaria, a funcionária Cátia Marcon, veio até ela a pedido do secretário Luizinho, e disse que em caráter emergencial haviam conseguido uma clínica para atender o cão e dar andamento nos procedimentos necessários para a sua melhora.

Sônia disse que ela não aguenta mais o descasso da prefeitura com os animais abandonados e que tem que ser feito uma campanha de conscientização para a Posse Responsável e uma castração geral dos animais em abandono.

O cão poodle foi levado por ela para a Clínica Papo Animal, do Dr. Carlos Ghisleni, que foi solidário com a Sra. Sônia e corroborou com a indignação dela. De acordo com o Dr. Carlos, não há política nenhuma do poder público para a questão dos animais abandonados. O que realizam eventualmente são campanhas de castração, mas este fato não chega nas camadas menos favorecidas. Disse ele - Deve se fazer uma campanha forte para que todas as camadas da população saibam que ter um animal requer cuidados e obrigações -. Ele salienta que o problema não é só da prefeitura. É um problema que diz respeito à todos os moradores, tenham eles cães ou não.

Ficou constatado pelo Dr. Carlos que o cão estava realmente com o fêmur quebrado, uma luxação na outra perna e uma provável fratura da pélvis. A consulta foi paga pela Sra. Sônia. O animal ficará na clínica para dar sequência ao atedimento.

Opinião

Todos nós ficamos comovidos e achamos lindo quando vemos um filhote de cão, de gato, ou outro animalzinho doméstico. Pensamos imediatamente em levá-los para nossa casa, dar de presente para namorada, esposo, filhos, netos, etc. Esquecemos que o animal não é um brinquedo, é um ser vivo, que assim como nós necessita de carinho, afeição, atenção e principalmente caridade. Precisam de nós para decidir por eles muitas vezes. Eles crescem, adoecem, fazem suas necessidades, e as vezes se tornam não gratros.

É ai que esta a grande diferença. Nós, animais racionais, resolvemos decidir pela vida de um ser irracional que nos deu alegrias e afeição incondicional, e o abandonamos sem pensar nas consequências para o animal, para nós e para a sociedade em que vivemos.

Quem é o irracional neste caso? Depois é muito fácil cobrar do poder público que tomem as providências e passar a responsabilidade para pessoas abnegadas como a Sra Sônia para que assumam o problema.

Temos que nos cosncientizar que nada se faz só. Que nossos atos sejam eles quais forem tem repercussões em todas as direções.

Vamos dizer não ao abandono de cães, gatos, etc. Vamos trabalhar juntos para buscar uma solução dígna para estes seres irracionais, que em muitos casos paracem ser mais racionais que nós.

ALO Imprensa
Fotos: ALO Imprensa

Um comentário:

  1. Sra.Sonia...um recadinho a Sra...os Gestores Publicos não estao nem ai para a população de HUMANOS...imagine a Sra.com os animais...q o digam o Paulo Botafoga, Geyza e Marcia do Vira Lata...cumprimentos pela SOLIDARIEDADE AO CAOZINHO, E PELO SEU TRABALHO PELOS ANIMAIS.- jader martins.-

    ResponderExcluir