31 de mai. de 2010

Eleições 2010: Convenções dos partidos já estão definidas


Conversas de bastidores, boatos divulgados, busca de alianças, estas são algumas das ações que os partidos políticos que pretendem alguma coisa nas próximas eleições estão fazendo.

A última é o lançamento da pré-candidatura do Deputado Estadual pelo PDT, Sargento Amauri Soares, que se lançou ao governo do estado. Mesmo que o partido esteja em conversações com o PP e com o PT.

Mas tudo irá se definir nas convenções partidárias. Veja abaixo as datas das realizações no estado e detalhes de como anda cada partido nesta dança.

PSDB
Data: 19 de junho
Local: se Leonel Pavan se confirmar como candidato à reeleição, o partido realiza a convenção em Balneário Camboriú, cidade em que o governador se firmou politicamente. Caso contrário, deve ser feita em Florianópolis.
Como vai ser: pela manhã, acontece uma palestra aos militantes. O tema é como devem informar o eleitor sobre o PSDB e a importância da sigla para o Brasil, relembrando feitos do governo Fernando Henrique Cardoso. Haverá um almoço e, à tarde, é aberta a convenção.
Público estimado: entre 1,5 mil e 3 mil
Quem o partido quer trazer: José Serra, candidato do partido à Presidência da República.

PMDB
Data: 26 de junho
Local: Sesc Prainha, em Florianópolis.
Como vai ser: às 9h, abre-se a votação para escolha dos candidatos. Não será oferecido almoço. O microfone fica aberto para quem quiser discursar. Ao final do dia, às 17h, é o momento principal da convenção, quando acontece a apuração dos votos.
Público estimado: 3 mil pessoas
Quem o partido quer trazer: senador Pedro Simon e Michel Temer, presidente nacional do partido e provável vice de Dilma Rousseff (PT).

PT
Data: 26, 27 ou 28 de junho
Local: ainda não está definido. Pode ser na Assembleia Legislativa, no dia 27, ou em um ginásio de esportes na Grande Florianópolis.
Como vai ser: realização de um grande ato político, de arrancada de campanhas. Não haverá atrações extras. Uma reunião do Conselho Político do partido, no dia 7 de junho, deve fechar datas e horários.
Público estimado: 2 mil pessoas
Quem o partido quer trazer: Dilma Rousseff, candidata da sigla à presidência da República, e seu provável vice, Michel Temer (PMDB).

PP
Data: 27 de junho (data sugerida. Pode ser alterada)
Local: deve ser em Florianópolis, mas o partido avalia uma sugestão de realizar o encontro em Indaial, terra de Angela Amin, pré-candidata ao governo do Estado.
Como vai ser: a sigla começou a discutir a convenção esta semana e deve defini-la no próximo dia 7 de junho. Mas a proposta é de realizar um encontro entre 9h e 13h, apenas para a escolha dos candidatos e mobilização de campanhas.
Público estimado: 3 mil pessoas
Quem o partido quer trazer: senador Francisco Dornelles, presidente nacional do PP.

PV
Data: entre 20 e 30 de junho
Local: Florianópolis
Como vai ser: o partido pretende realizar uma convenção única entre os três estados do Sul, Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul. O encontro aconteceria em Florianópolis, com a presença da pré-candidata à presidência, Marina Silva. Reunião na primeira semana de junho define se acontece a convenção única ou não.
Público estimado: ainda não tem.
Quem o partido quer trazer: Marina Silva, pré-candidata à presidência da sigla.

DEM
Data: 30 de junho
Local: Assembleia Legislativa, em Florianópolis.
Como vai ser: o partido aguarda as negociações de alianças, inclusive da tríplice aliança, para fechar a convenção. A data e local podem ser alterados por conta disto. Caso se mantenha o evento na Assembleia, a proposta é de uma convenção em período único, à noite, para escolha de candidatos e mobilização de campanhas. Também sem atrações extras.
Público estimado: não tem
Quem o partido quer trazer: ainda não foram discutidos nomes.

Edição:
ALO Imprensa
Fonte: DC

Nenhum comentário:

Postar um comentário