31 de mai. de 2010

Ossadas de baleias são encontradas na Praia Central de Garopaba



Além da destruição causada pela ressaca, da maré alta e fortes ondas da última semana, o mar resolveu mostrar ainda mais a história das baleias com Garopaba. Relação esta que data do século XVIII, quando o município era uma armação baleeira e sobrevivia da matança destes animais para a produção, pricipalmente de óleo que era destinado para as lamparinas da época.

Mais de uma dezena de ossadas de baleias, que permaneceram escondidas sob a areia há aproximadamente dois séculos, ficaram a descoberta na praia central. Fato que causou surpresa e espanto aos pescadores e moradores da cidade.

Segundo relato do artesão e filho de pescador, o Sr. Raquel, que por muitos anos acompanhou seu pai na lida diária da pesca, no século passado as baleias eram mortas mais ao norte da praia de Garopaba, o que evitava que o mau cheiro chegasse às pequenas casas da vila de pescadores.

De acordo com prefeito Luiz Nestor, as ossadas encontradas agora fazem parte do Patrimônio Público Municipal. Como a cidade não possui museu, cabeças, mandíbulas e vértebras serão guardadas por quem possuir local adequado e se dipor à tanto, desde que assine um termo de "Fiél Depositário".

A prefeitura estuda a possibilidade de dotar a cidade de um museu, para resgatar a história e abrigar estas e outras relíquias espalhadas pelo município.

Edição:
ALO Imprensa
Fonte e fotos: Garopaba FM

Nenhum comentário:

Postar um comentário