23 de mai. de 2010

Polícia prende jornalista do Grupo RBS em Florianópolis


Os jornalistas, Felipe Pereira (repórter do DC), Flávio Neves (repórter fotográfico do DC) e Rafael Faraco (RBS TV) que estavam trabalhando na cobertura da manifestação contra o aumento das passagens de ônibus no centro de Florianópolis, nesta sexta-feira, 21/05, a noite, foram acusados pelos policiais militares de desacato a autoridade.

O repórter do DC foi algemado, colocado num camburão e levado para a Central de Polícia da Capital. Felipe foi ouvido pela Polícia Civil, e pela PM, que abriu inquérito para apurar a ação dos policiais. Raphael, que não foi preso, apresentou-se na Central de Polícia.

Ambos assinaram um termo circunstanciado (boletim de ocorrência de menor gravidade) e foram liberados.

O comandante Valmir Cabral, da 1ª Região Militar, disse que a Polícia Militar vai investigar o caso:

— Vamos buscar provas materias em imagens dos policiais e manifestantes e dos repórteres para verificar se houve arbitrariedade. Em 30 dias, deveremos ter uma posição.

A Associação Catarinense de Imprensa (ACI) divulgou nota lamentando o incidente envolvendo o repórter Felipe Pereira, do Diário Catarinense, e seu colega Raphael Faraco, da RBS TV, durante a manifestação contra o aumento das tarifas de ônibus em Florianópolis, na noite desta sexta-feira.

Leia a nota na íntegra:

ACI se solidariza e lamenta episódio de violência contra jornalistas

A Associação Catarinense de Imprensa se solidariza com os profissionais Felipe Pereira, Flávio Neves (Diário Catarinense) e Rafael Faraco (RBS TV), vítimas de uma conduta violenta e absolutamente desnecessária de membros da Polícia Militar, na noite da última sexta-feira (21-05), na cobertura da manifestação de estudantes no centro de Florianópolis.

A ACI lamenta o episódio e espera sensatez e serenidade dos efetivos da Polícia Militar, em especial quando se relacionam com profissionais de Imprensa, cuja presença nos eventos públicos está justificada pelo dever de ofício e pautada pela isenção.

Reforçamos nossa convicção de que o ocorrido será apurado com rigor pelas autoridades de segurança pública de Santa Catarina e que haverá um esforço para que não se repita.

A liberdade de Imprensa, seja na cobertura dos fatos ou na expressão de opinião, é coluna essencial na sustentação do estado democrático de direito.

Florianópolis, 21 de maio, 2010.
A Diretoria

Edição:
ALO Imprensa
Fonte: DC - Foto: Flávio Neves: De baixo, Repórter Felipe Pereira, do DC, sendo algemado

Nenhum comentário:

Postar um comentário