9 de abr. de 2011

Exoneração do Diretor de Escola de Garopaba é Reavaliada


O SINTE – Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Santa Catarina entrou com uma denúncia junto ao Ministério Público e Secretaria Estadual de Educação - SED, no mês de março, alegando haver irregularidades no quadro de vagas para professores ACT’s (Admitido em Caráter Temporário) em várias escolas da Gerência Regional de Laguna, entre elas a Escola de Educação Professor José Rodrigues Lopes, em Garopaba.

Desde o início de fevereiro de 2011, o Diretor Geral da escola é o Professor Milton José da Cunha Jr, através de cargos comissionados, ou seja, por indicação dos atuais gestores. Por esta razão, e acatando a denúncia, foi exonerado.

Cunha explica que a irregularidade aconteceu na escola durante a gestão anterior, portanto não o comprometendo. Tendo em vista esta condição, o representante do SINTE, Rudimar Correa, analisou o caso recorrendo a Diretora de Desenvolvimento Humano da SED, Elizete Mello.

- “Ontem em conversa com a Elizete Mello eu intercedi pelo Milton, porque a categoria quer o Milton, eles querem ele no comando da escola e se a categoria quer a gente vai lutar para que ele esteja no comando”, enfatiza Correa.

Ele acrescenta, ainda, que o sindicato visa defender a vontade da comunidade escolar e não cargos comissionados.

A professora da escola, Reginalda de Andrade, diz sentir-se indignada com a exoneração do diretor, pois por ter envolvimento com o SINTE, não vê nenhuma irregularidade no trabalho de Milton.

- “Como professora eu tenho a lamentar muito, porque a gente percebe que a escola estava respirando. É respirando no sentido de que a gente tem tido um clima bem amistoso entre os professores, alunos. A gente tem sentido alegria em vir trabalhar. Aqui dentro um clima de alegria, riso, que a gente fazia tempo que não sentia, ouvia”, complementa.

O professor Milton apresentou documentação comprovando que na outra escola onde ele também foi diretor, a EEB. Justina da Conceição Silva, não havia irregularidades.

O vice-presidente do Grêmio Estudantil, Cléo Fernando, acrescenta que durante a gestão do professor Milton o clima na escola era de paz. Diz que seu tratamento com os alunos era de pai, transmitindo carinho e compreendendo-os.

- “O nosso maior foco é que venha alguém que saiba cuidar de verdade da gente e não ordenar os alunos. A gente não está em um quartel onde todos somos soldados e sim somos alunos, a gente quer aprender, não para a gente sofrer com a ordem e superioridade da direção”, completa.

Milton considera que a manifestação escolar surgiu em função do relacionamento entre o grupo. “Eu comecei a tratar as pessoas como seres humanos, como colegas de trabalho e não como diretor e professor. Eu não sou superior a ninguém. Eu sou professor igual a eles”, acrescenta.

Foi sugerido, tanto pelo corpo discente quanto docente, as eleições diretas para diretores. O representante do SINTE afirma que existe uma lei prevendo esta condição e que para assim se fazer a comunidade escolar precisa se mobilizar.

Rudimar enfatiza que a única pendência para Milton assumir a direção novamente é a assinatura do secretário. “Segundo a Elizete ele volta para a direção da escola”, garante.

Um processo administrativo deverá avaliar a situação dos responsáveis pelas irregularidades do quadro de vagas de ACT’s. 


Heloiza Abreu
Foto: Google

Nenhum comentário:

Postar um comentário