Nesta semana recheada de assuntos (esgoto sanitário, ETA, Festa do Bacalhau Brasileiro, Lata Velha, entre otros), um tema ainda esta causando polêmica e que necessita de análise e definição com certa urgência: A possível trasnferência do Fórum de Garopaba para Paulo Lopes.
De acordo com a Dra Cláudia Ribas Marinho, Juíza de nossa Comarca, a pedido do município em 2003 se instalou o Fórum na cidade. Em contra-partida o município tinha que ceder um terreno para a construção da sede própria da Comarca, o que até agora não ocorreu. Apesar das constantes solicitações. No atual prédio, que é alugado, segundo a Dra Cláudia, o atendimento à comunidade está muito prejudicado por vários aspectos.
Para continuar atendendo com qualidade, há que se construir uma sede própra, e para isso o Tribunal de Justiça já possui projeto da sede e recursos disponíveis no valor de R$ 4.000 milhões para Garopaba, mas necessita do terreno (mínimo de 6.000m2) para fazer a obra.
Recentemente a Dra Cláudia, em conversa com o prefeito de Paulo Lopes, comentou sobre este assunto e ele, rapidamente, se colocou à disposição para ofertar o terreno na cidade vizinha, já que ali esta previsto a construção de uma penitenciária.
Para a Dra. Cláudia Ribas Marinho a sede própria da Comarca é prioridade. Caso Paulo Lopes se habilite e dê andamento em toda a documentação, o que de acordo com a prefeitura do município, já esta sendo feito, inclusive com levatamento aéreo com fotos, e havendo o cumprimento dos compromissos, a transferência será realizada.
Problemas cartoriais
Em entrevista na quarta-feira(06/04) na Rádio Garopaba FM, o prefeito Luiz Nestor disse estar tratando deste assunto e que não acredita que o Fórum saia de Garopaba. Ele salientou que manteve contato com o Tribunal de Justiça e que o terreno já foi encontrado mas dificuldades cartoriais e impedimentos políticos estão travando o andamento da liberação.
Comunidade se movimenta para manter o Fórum
Para a Vice-presidente da CDL, Teresangela Woitysiak, que realizou reunião com a Juíza Cláudia, e nos relatou o que foi discutido, a entidade e a comunidade garopabense não aceitarão em hipótese alguma esta transferência. Teresangela disse que a CDL e ela própria farão o que for necessário para a manutenção da Comarca em Garopaba. Nesse sentido foram enviados ofícios da entidade para a Prefeitura Muncipal e para a Câmara de Vereadores solicitando providências com objetivo de impedir que isso ocorra.
Opinião ALO
O que dizer sobre este fato? Vou usar as palavras do Jornalista Bóris Casoy, do Jornal da Noite da Band TV: " ISTO É UMA VERGONHA".
Não pode se conceber que toda uma comunidade seja prejudicada por que a prefeitura, em várias gestões, empurrou com a barriga e não resolveu o problema da cedência do terreno para a Comarca. Será que nossos legisladores acreditaram que isso ia ficar assim? Que a justiça realmente é cega? Ou pior ainda, será que eles acreditaram que o famoso jeitinho brasileiro, o toma lá dá cá, ia resolver?
Não quero acreditar nisso. Mas uma coisa é certa: O Fórum não pode ser transferido de nossa cidade, isto é um retrocesso. Garopaba tem que andar para a frente em todos os sentidos.
O prefeito Luiz Nestor acredita que a transferência não vá ocorrer. Ele disse que a prefeitura esta se movimentando para que não aconteça.
Vamos nos movimentar, vamos cobrar uma resolução rápida. Cruzar os braços neste momento é fazer o que não esta correto, e disso já estamos cheios.
OBS: A foto esta em preto e branco como forma de protesto, já que é assim que as coisas poderão ficar se isso ocorrer.
ALO Imprensa
Nenhum comentário:
Postar um comentário