6 de abr. de 2010

CELESC deixa faltar lâmpadas 2

Na semana passada, dia 31/03, conversamos com o Gerente do escritório da Celesc de Garopaba, Luiz Paulo, sobre a falta de iluminação pública em vários pontos da cidade. Na ocasião ele nos disse que faltavam lâmpadas para restabelecer a iluminação. Leia a matéria: CELESC deixa faltar lâmpadas, causando problemas na iluminação pública de Garopaba. Hoje conversamos com o Gerente Regional da Celesc em Tubarão, Gérson da Silva Bitencourt, e ele confirmou a falta de lâmpadas não só na sua regional, responsável por nove municípios, mas em todo o estado. Gérson salientou que foram compradas 3.000 lâmpadas, e que estas devem estar à disposição para reposição na próxima semana. Disse mais, que a iluminação pública não é prioridade da companhia. A prioridade é o restabelecimento de energia e a ligação desta. "A cosntituição diz que a iluminação pública é responsabilidade dos municípios", enfatizou ele.
A Celesc possui convênio com as prefeituras para realizar a manutenção da iluminação pública, mas a companhia não tem mais interesse em prestar este serviço. Gérson declarou que enviou no dia de ontem (05/04), correspondência à todos os municípios de sua região(Capivarí de Baixo, Garopaba, Imbituba, Imaruí, Laguna, Jaguaruna, Pedras Brancas e Sangão) onde informa que a Celesc não irá mais realizar a manutenção, dando prazo de 30 dias para que as prefeituras assumam este serviço. O município de Orleans é o único da regional de Tubarão que já é responsável pela iluminação pública há 10 anos. No caso de Garopaba, ele conversou pessoalmente com o prefeito Luiz Nestor relatando esta decisão.
Este sistema já é adotado por inúmeros municípios catarinenses, e na maioria destes o serviço esta sendo bem excutado pelas prefeituras.
Segundo ele, a taxa cobrada na conta, referente a iluminação pública, fica de 60 a 70% no município. "Se a prefeitura, ao assumir o serviço, resolver cobrar de outra forma a taxa, que não na conta de luz, poderá fazer", disse Gérson Bitencourt.
Após o recebimento da correspondência pelo município, este deverá se organizar e providenciar licitação para ver quem se habilita à prestar o serviço de manutenção da iluminação pública.
Portando, a comunidade que paga pelo serviço e não recebe a contrapartida como deveria, vai amargar mais tempo no escuro.
Esperamos que a prefeitura de Garopaba assuma a iluminação pública e ilumine novamente às nossas ruas, becos, aruelas, servidões, etc.

ALO Imprensa
48-9921.6202
51-8117.5055
andre@aloimprensa.com


Foto: Celesc

Nenhum comentário:

Postar um comentário