5 de fev. de 2011

CUIDADO: Energéticos podem prejudicar a saúde

Esta foi a conclusão de estudos realizados pela Universidade do Texas nos Estados Unidos, e pela Universidade de Queensland na Austrália. O consumo excessivo de cafeína, um dos principais ingredientes dos energéticos, comprovadamente acelera o metabolismo do organismo, podendo causar problemas de saúde.

Em entrevista a rádio do Ministério da Saúde o cardiologista Nabil Ghorayeb explicou os malefícios que o energético pode causar. Disse ele:
"Você está jogando um acelerador no seu organismo, que inclui o coração. A ingestão excessiva da cafeína pode trazer alguns efeitos colaterais nas pessoas. Aqueles que têm tendência ou facilidade de ter arritmias cardíacas, essa própria cafeína pode desencadear arritmias, disparos no coração, falhas nos batimentos cardíacos".

Além das baladas, ficou muito comum estudantes fazerem o uso do energético para ficar acordado e poder estudar até altas horas e as vezes não dormir. Perguntado sobre isso, Ghorayeb explicou:
"Se você tiver de uma noite mal dormida, ou acordada por conta de usos de energéticos você está deixando de absorver o conhecimento que você está querendo ter. Então é um erro muito grave. Apesar do uso do energético a tua produtividade vai ser muito ruim por que desgasta fisicamente a pessoa, ela não tem condições de fazer trabalhos intelectuais de qualidade."

Ainda, segundo Nabil Ghorayeb, é recomendado atividade física regular e dieta saudável, de preferência receitada por um nutricionista.

Fonte: Ministério da Saúde / Reportagem: Suely Frota
Imagem: Google
Edição ALO Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário