24 de fev. de 2011

Prefeito de Tubarão é o novo Presidente da AMUREL

O prefeito de Tubarão Manoel Bertoncini da Silva (PSDB) comandará a Associação de Municípios da Região de Laguna - AMUREL de hoje até fevereiro de 2012. A escolha da nova diretoria aconteceu nesta tarde (24), na sede da entidade.

O prefeito de Imaruí, Amarildo Matos de Souza (DEM) foi escolhido o vice-presidente, e Célio Antônio, de Laguna, o segundo vice-presidente.

Sem inscrição de chapas no prazo regimental, a escolha se deu por consenso e como Manoel Bertoncini se manifestou pela sua candidatura e já havia pedido apoio à maioria dos prefeitos presentes, a aprovação de seu nome foi unânime. "Não quero entrar em disputa eleitoral aqui, mas se houver consenso entre nós quero dizer que tenho interesse em presidir essa importante associação. Tubarão há tempo não preside a entidade e recebi muitas manifestações de apoio de pessoas e gostaria de assumir mais essa responsabilidade" disse Manoel.

O ex-presidente Celso Heidemann agradeceu o apoio recebido durante sua gestão e fez um pedido especial ao novo presidente: "Gostaria que fosse dada continuidade pela AMUREL e pelos prefeitos, individualmente, às políticas de resgate cultural. Aproveito para agradecer a todos e quero dizer que somente depois dessa experiência de presidir a AMUREL é que tive a noção da importância que a Associação tem na vida dos municípios", disse Celso.

Posteriormente, em outra assembléia, a prefeita de São Martinho Leonete Back Loffi foi reeleita presidenta do Consórcio Intermunicipal de Saúde - CIS-AMUEL tendo como vice novamente o prefeito Amarildo Matos de Souza.

Inaugurações

Antes das reuniões ordinárias houve a solenidade de inauguração do Memorial Cultural da AMUREL e o lançamento oficial da revista histórica da entidade, que conta boa parte da trajetória da Associação desde sua criação, em 1970, até o fim de 2010.

A solenidade contou com o prestígio de diversas autoridades, entre elas o Bispo Dom Wilson Tadeu Junk, que falou da importância de a entidade buscar reconstruir o passado da região e falou ainda da parceria entre AMUREL, Diocese e municípios que busca um intercâmbio cultural com a Alemanha.

O prefeito Manoel Bertoncini, como anfitrião do evento, e o secretário da SDR de Tubarão Haroldo de Oliveira Silva, o Dura, falaram da importância do trabalho desenvolvido pela AMUREL de reconstrução e regate de nossa história.

O museólogo responsável pelo Memorial Róbson Lunardi detalhou os critérios estabelecidos para fazer o trabalho de pesquisa e revelou alguns fatos históricos que, para ele, mostram a interligação entre nosso passo, presente e anseios para o futuro.

O presidente Celso Heidemann agradeceu o empenho de todos os envolvidos na elaboração da revista e no Memorial e disse que desde que foi eleito prefeito pela primeira vez, em 2005, tinha a curiosidade de conhecer melhor a história da AMUREL. "Creio que essa revista mostra de maneira muito próxima quem foram quem construí nossa região, quais eram as necessidades da nossa gente".

Fonte e foto: Amurel / Prefeitura de Imaruí - Alexandra Hoepers

Nenhum comentário:

Postar um comentário