2 de fev. de 2011

Ex-alunos do IF-SC de Florianópolis ganham Michelin Challenge Design nos Estdos Unidos

Quando estavam no segundo semestre do curso superior de tecnologia em Design de Produto do Campus Florianópolis do Instituto Federal de Santa Catarina (IF-SC), Théo Orosco e Rodrigo Krieger começaram a fazer os trabalhos acadêmicos juntos. A parceria funcionou e antes de se formarem, em julho de 2009, os alunos montaram com outros sócios a empresa Dois pra um. No início deste ano, o escritório de Design Industrial tornou-se a primeira empresa brasileira a vencer o prêmio internacional Michelin Challenge Design, do salão do automóvel de Detroit, uma das mais importantes mostras do setor no mundo.

A proposta do desafio era criar uma solução para o problema do transporte na sua região em 2021.A Dois pra Um desenvolveu o projeto conceitual OU de um veículo elétrico para um passageiro. Inspirados na movimentação de cardumes, os designers brasileiros pensaram num sistema em que o veículo se deslocaria em conjunto. “Como ele andaria sobre trilhos com velocidade constante, o veículo evitaria o risco de acidentes e ainda poderia ser recarregado enquanto estivesse em movimento”, explica Orosco. De 970 trabalhos inscritos de diversos países, 34 foram selecionados. O projeto dos ex-alunos do IF-SC foi o único do Brasil a ser escolhido. “´Éi um projeto conceitual, mas passível de ser feito com investimento”, destaca Orosco.

Com a conquista do desafio, Orosco e Krieger participaram do salão do automóvel nos Estados Unidos, junto com o outro sócio da empresa,  Alexandre Turozi. A repercussão do prêmio tem gerado bastante publicidade para a empresa instalada na capital catarinense. “Já conseguimos fechar projetos depois que participamos do desafio pela inovação do nosso trabalho”, conta Orosco.

Atualmente, além de quatro sócios, a Dois pra um conta com mais sete colaboradores - mas ainda neste primeiro semestre deve aumentar o quadro de pessoal. Um dos lugares usados pelos agora empresários para encontrar talentos é justamente a instituição na qual estudaram. “O curso de Design de Produto do IF-SC é muito bom”, disse Krieger. 

Fonte e imagens: IF-SC

Nenhum comentário:

Postar um comentário