23 de fev. de 2011

Homem cego volta a enxergar após falar com retrato da esposa falecida

Um aposentado britânico, diagnosticado com degeneração macular do tipo seca, uma doença incurável que leva à perda da visão, voltou a enxergar depois de segurar um retrato de sua mulher, já falecida.

George Hudspeth tinha sido registrado como cego há dez anos, quando foi feito o diagnóstico da doença. Há um ano ele perdeu totalmente a visão.

No entanto, os médicos do aposentado foram surpreendidos quando, repentinamente, ele voltou a enxergar. E tudo aconteceu depois de Hudspeth ter “conversado” com um retrato de sua mulher.

Hudspeth contou que ainda não sabe exatamente como aconteceu.

- Sempre me perguntam isso. Não sei como aconteceu, apenas aconteceu. Eu estava sentado em frente à televisão, ouvindo a televisão. Então começaram as propagandas e eu comecei a conversar com a foto de minha mulher. Então, quando me virei, a televisão estava ligada. Isso me assustou e eu desliguei. Não sabia o que estava acontecendo.

Hudspeth saiu da sala e preparou uma xícara de chá. Quando voltou, ligou a televisão novamente.

- E estava lá [a imagem], de novo, nas notícias das 5 h. Eu não parei de assistir, assisti [à televisão] a noite inteira. E tem sido ótimo desde então.

O aposentado disse que agora consegue enxergar as netas.

- Eu tinha visto a mais velha antes, ela tem três anos de idade. Mas eu não tinha visto a mais nova, ela tem apenas cinco meses. E foi lindo vê-la. Ela tem um sorriso lindo.

Mistério

Helen Jackman, diretora-executiva da Sociedade de Degeneração Macular do Reino Unido, acha maravilhoso que Hudspeth tenha voltado a enxergar, mas não consegue imaginar qual seria a causa.

- Ele foi diagnosticado com degeneração macular do tipo seca. É uma doença que afeta a mácula e é a causa mais comum de perda de visão no Reino Unido. O que acontece: a mácula é uma parte minúscula atrás da retina, do tamanho de um grão de arroz. E pode ficar danificada com o passar do tempo.

Ela afirma que o tipo de degeneração macular que afeta Hudspeth é incurável, o que “torna a história dele ainda mais incrível”.

- Não sei como ele conseguiu [enxergar de novo]. Os médicos dele estão lutando para explicar.

A Sociedade de Degeneração Macular geralmente dá aconselhamento para as pessoas que sofrem da doença.

- O que nós aconselhamos as pessoas a fazer é uma avaliação da visão, conseguir um bom aconselhamento sobre iluminação. Porque essa doença não deixa as pessoas completamente cegas, elas podem usar a visão periférica, então esse caso é muito extraordinário.

Fonte: R7 / BBC
Foto: BBC

Nenhum comentário:

Postar um comentário