8 de fev. de 2011

DEFESA CIVIL SC ALERTA

A semana será úmida, abafada e com chuva frequente em SC devido a influência de um sistema de baixa pressão e uma frente fria que chega ao estado a partir da noite de terça-feira (8). Um Ciclone Subtropical vindo do Rio Grande do Sul,  via oeste catarinense poderá causar tempstades e ventos fortes A chuva se concentra preferencialmente entre a tarde e noite, por vezes se estendendo para a madrugada e início da manhã. Não se descarta o risco de chuva forte e temporal isolado com rajadas intensas de vento e granizo. 


O ciclone está se formando na dianteira, no Oceano Atlântico, e pode se converter para a natureza subtropical, diferenciando-se dos tão comuns extratropicais que passam pelo litoral brasileiro durante todo o ano.

Atenção: Nos próximos dias há condições para alagamentos e deslizamentos em áreas de encosta, devido aos maiores volumes de chuva previstos (entre 30 e 50mm em 24h, podendo ser superado em algumas  localidades) e a vulnerabilidade do solo, especialmente no Planalto (Serra) e Litoral.

Recomendações da Defesa Civil:
 
No caso de  ventos fortes ou tempestades: a recomendação da Defesa Civil é para que as pessoas procurem abrigo em locais seguros; e evitem o trânsito em locais abertos, próximo a árvores, placas ou objetos que possam ser arremessados. 

Alagamentos: a população deve evitar contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Se houver granizo é aconselhável que as pessoas se protejam em lugares com boas coberturas, ao exemplo dos banheiros das residências, fechar janelas e portas, e não manusear nenhum equipamento elétrico ou telefone devido aos raios e relâmpagos.

Deslizamento de terra:
as pessoas devem observar qualquer movimento de terra ou rochas próximas a suas residências e inclinação de postes e árvores. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil municipal ou o Corpo de Bombeiros.
Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão. O telefone para contato é o (48) 3244-0600 ou 4009-9816. 

Fonte: Defesa Civil / Ciram (www.ciram.com.br
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário