
De acordo com os TRE's há um maior número de mulheres eleitoras do que homens. Este fato, infelizmente para o sexo feminino, não lhes dá maior representatividade nos cargos eletivos, onde ainda possuem baixa participação. Na última eleição(2008), por exemplo, havia quase 5.000 milhões de eleitoras a mais. Um percentual de quase 4% em favor das mulheres, o que faz a diferença numa disputa eleitoral.
O Brasil tem apenas três governadoras, dez senadoras, 45 deputadas federais, 106 deputadas estaduais, 505 prefeitas e 6.512 vereadoras.
Estes números colocam o Brasil no 142º lugar em representação feminina, segundo a Inter-Parliamentary Union, atrás dos países desenvolvidos, de quase todos os latino-americanos e de outras nações de língua portuguesa como Angola e Moçambique.
Conforme alguns estudiosos do assunto, esta eleição tem diferenciais que poderá contribuir com um aumento dos cargos eletivos para as mulheres. Segundo eles, Dilma Rousseff (PT) e Marina Silva (PV), forçarão a discussão em torno de assuntos que mobilizem mais as mulheres.
Foto: Jornal a Voz - Fonte: ZH
Edição: www.aloimprensa.com - 48-9921.6202 / 51-8117.5055
Nenhum comentário:
Postar um comentário