8 de mar. de 2010

Mulheres terão a maior participação da história nas eleições 2010

Começando pela disputa à presidência da república, já há duas candidatas conhecidas, (Dilma(PT) e Marina(PV)), as eleições brasileiras deste ano deverão ficar marcadas pela maior participação das mulhers no resultado.
De acordo com os TRE's há um maior número de mulheres eleitoras do que homens. Este fato, infelizmente para o sexo feminino, não lhes dá maior representatividade nos cargos eletivos, onde ainda possuem baixa participação. Na última eleição(2008), por exemplo, havia quase 5.000 milhões de eleitoras a mais. Um percentual de quase 4% em favor das mulheres, o que faz a diferença numa disputa eleitoral.
O Brasil tem apenas três governadoras, dez senadoras, 45 deputadas federais, 106 deputadas estaduais, 505 prefeitas e 6.512 vereadoras.
Estes números colocam o Brasil no 142º lugar em representação feminina, segundo a Inter-Parliamentary Union, atrás dos países desenvolvidos, de quase todos os latino-americanos e de outras nações de língua portuguesa como Angola e Moçambique.
Conforme alguns estudiosos do assunto, esta eleição tem diferenciais que poderá contribuir com um aumento dos cargos eletivos para as mulheres. Segundo eles, Dilma Rousseff (PT) e Marina Silva (PV), forçarão a discussão em torno de assuntos que mobilizem mais as mulheres.

Foto: Jornal a Voz - Fonte: ZH

Edição: www.aloimprensa.com - 48-9921.6202 / 51-8117.5055

Nenhum comentário:

Postar um comentário