26 de mar. de 2010

SC apresenta Plano de Desenvolvimento Regional e planeja criar Observatório Turístico

Numa solenidade que reuniu representantes das dez regiões turísticas do estado, a secretaria de Turismo de Santa Catarina promoveu no dia 24/03, em Florianópolis, o lançamento oficial do Plano de Desenvolvimento Turístico Regional 2010/2020, contendo suas diretrizes e orientações. Na ocasião tomaram posse os coordenadores das 10 estâncias governamentais.

O secretário de Turismo, Gilmar Knaesel, confirmou que a partir dos resultados obtidos com a implementação dos programas de gestão regionais será possível elaborar o Observatório de Turismo de Santa Catarina, capaz de fazer um inventário e mensurar o impacto de cada setor do turismo na economia do estado.
"Este plano coroa todo um trabalho realizado ao longo de cinco anos e é um momento histórico para o nosso estado já que a partir das estâncias de governança regionais poderemos ter um papel fiscalizador e cobrar dos gestores públicos municipais os avanços. O plano leva em conta as características de cada região e é uma importante ferramenta para o desenvolvimento regional", adiantou.
A solenidade foi aberta pela coordenadora do programa de governança, Elisa Wypes de Liz, que deu detalhes sobre o Plano de Desenvolvimento que oferece diagnóstico, características e objetivos, planos de gestão, recomendações tecnicas, monitoramento e modelos de avaliação.
"Mais do que tudo foi um exercício de integração regional iniciado neste Salão Catarinense de Turismo", lembrou ela. Os pilares do Plano destacam o organização administrativa, as políticas públicas, o planejamento e desenvolvimento, os recursos humanos, a gestão ambiental e financeira, as redes de cooperação, as técnicas e inovação além da visão regional.
Foi anunciada ainda a criação do Fórum das Governanças Regionais que terá como presidente Ademir José Moraes, representante do Vale Europeu. No encerramento da solenidade, Ana Clávia Guerreiro Lima, coordenadora de regionalização do Ministério do Turismo destacou a iniciativa do governo de SC como forma de estímulo ao programa de regionalização.

Fonte e foto: Mercado & Eventos

Edição:
ALO Imprensa
48-9921.6201
51-8117.5055
andre@aloimprensa.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário