6 de mar. de 2010

Ciclistas fazem reivindicações ao Prefeito Luiz Nestor

A manifestação ocorrida neste sábado (06/03) em Garopaba em favor do retorno da ciclo faixa, contou com um ingrediente que prejudicou um pouco o movimento. A chuva que teimava em cair de maneira fraca e constante.
Na concentração em frente ao Mormaii Café, ciclistas de todas as idades e pessoas enganjadas se fizeram presentes para dar a sua contribuição e apoio.
Após mais de hora de espera os ciclistas sairam pela rua João Orestes de Araújo em direção a praia e depois foram para a sede da Prefeitura. Acompanhados de perto por uma viatura da PM, aproximadamente 50 ciclistas enfrentaram o trajeto de forma ordeira, chamando a atenção com apitos, buzinas improvisadas e com o grito repetido a altas vozes "Uhu, aha, a ciclovia vai voltar".
Na frente da prefeitura, o Prefeito Luiz Nestor estava aguardando os manifestantes. Mesmo com a chuva, os ânimos se mantiveram quentes. Fernando Bitencourt, um dos organizadores do movimento, tomou a frente e, de forma enfática, ressaltou a finalidade da manifestação, os problemas enfrentados pelos ciclistas e exigindo que a ciclo faixa retorne a sua origem.
Democraticamente Luiz Nestor ouviu as reivindicações e foi taxativo. Disse ele que a ciclo faixa, durante sua gestão não retorna para o lugar que era antes. Salientou que a prefeitura tem estudos, e vai realizar a apresentação para a comunidade de um projeto dentro dos próximos 30 dias. Este projeto será amplamente divulgado e discutido, e se refere a construção de uma ciclovia alternativa, que terá início onde hoje existe a atual ciclo faixa, entrando a direita, circundando o centro terminando na orla da praia.
O prefeito ouviu colocações de várias pessoas que questionaram sobre os problemas da cidade em virtude da falta da ciclo faixa e outros que se referiram a questão do trânsito de automóveis e bliciletas, sendo que todos foram unânimes em salientar que as bicicletas também tem que respeitar as leis de trânsito, e andar pela rua e no sentido correto.
De acordo com Fernando Bitencourt, especialistas em trânsito do governo municipal de Florianópolis, lhe afirmaram que a rua João Orestes de Araújo, pela sua configuração, não comporta estacionamento nos dois lados. Perguntado sobre esta questão, o prefeito disse que havendo constatação legal, a prefeitura poderá estudar a modificação. Antes disso tem que haver um estudo, porquê há necessidade de adaptar a cidade para as questões de acessibilidade, aumentando a largura das calçadas e tomar outras providências que melhorem o fluxo e priorizem os pedestres.
No encerramento da manifestação / audiência com o prefeito Luiz Nestor, ficou decidido que os ciclistas formarão uma comissão que fará contato com a diretoria de trânsito municipal a fim de conhecer o projeto da futura ciclovia e sugerir alternativas possíveis para a sua efetivação.

Fotos: ALO Imprensa - Produção: André Luiz de Oliveira - www.aloimprensa.com - 48-9921.6202 / 51-8117.5055

Nenhum comentário:

Postar um comentário