13 de mar. de 2010

Plano diretor de Garopaba causa polêmica entre os delegados

O Plano Diretor de Garopaba esta na fase de apresentação de propostas e definição das diretrizes que comporão o projeto final que será entregue para a prefeitura analisar e enviar à câmara municipal para aprovação.
O novo plano diretor, que na verdade é uma revisão e adequação do Plano Diretor Municipal feito em 1987, é coordenado pela Prefeitura Municipal e pelo consórcio empresarial Hardt Engemin, que tem os arquitetos e urbanistas, Marlos Hardt e André Turbay, fazendo a interlocução entre o poder público e a comunidade.

Na noite de quinta-feira, 11/03, no auditório da Escola Estadual José Rodrigues Lopes, no centro da cidade, reuniram-se os delegados e a comunidade para analisar as propostas discutidas em várias oficinas. A audiência pública contou ainda com a presença de vereadores e do prefeito Luiz Nestor.
De acordo com o arquieto Marlos Hardt, em sua explanação de abertura, ele salientou que Garopaba é o município onde a participação da sociedade é exemplar em todas as reuniões realizadas.

Esta etapa teve como pauta:

1) – Apresentação das propostas do Macro Zoneamento
2) – Zoneamento Urbano
3) – Diretrizes do Sistema Viário

Um dos pontos mais positivos e que não foi modificado do plano original, é a manutenção da altura máxima dos prédios, que permaneceu em dois andares em toda a cidade.
As propostas fazem um zoneamento da cidade, de forma a contemplar todas as suas peculiaridades, definindo também os tamanhos de lotes mínimos e máximos em todos os bairros e localidades. Além de regulamentar usos destes lotes, no que é permitido e permissível.
Uma questão levantada por um dos presentes foi se o plano diretor estava levando em conta o gerenciamento costeiro. Respondendo a indagação, o Arq. Hardt disse que o gerenciamento costeiro é uma legislação estadual, portanto superior ao plano diretor, mas que realizaram reunião com o Estado buscando esta adequação e compatibilidade.

A polêmica

O arquiteto Hardt, em sua apresentação, mostrou como proposta uma via projetada, com início na SC 434, bairro Areias da Palhocinha indo em direção ao centro, transpondo o banhadão até o bairro Pinguirito, causando um remexer de cadeiras e conversas paralelas, e indagações do tipo "Quem é que propôs?".
Os delegados presentes negaram que esta era uma proposta deles. O que foi proposto nas oficinas foi a duplicação da SC 434, da Palhocinha em direção ao centro.
Por ser uma discussão que se estenderia por longo tempo, ficou definido que o tema será discutido posteriormente. Mas a pergunta: Quem foi que propôs?, ficou no ar.

Fotos: ALO Imprensa - 1: Arq. Marlos Hardt / 2: Público presente

Produção: www.aloimprensa.com - 48-9921.6202 / 51-8117.5055

Nenhum comentário:

Postar um comentário