18 de mar. de 2011

Carro para deficientes físicos é desenvolvido na serra catarinense

Vem da cidade de Correia Pinto, 25 km de Lages na serra catarinense, a invenção que deve proporcionar uma vida mais digna a muita gente no Brasil inteiro e até em outros países. O Pratyko é um carro construído especialmente para deficientes físicos, a fim de atender às necessidades de locomoção destas pessoas. O protótipo já está pronto. Faltam agora parceiros para viabilizar a produção em série e a comercialização do automóvel.

Tudo começou há oito anos, quando o técnico em informática Márcio David, de 38 anos, cadeirante desde bebê após sofrer um acidente, estava em uma festa de aniversário em Lages e foi questionado por amigos sobre os problemas que enfrenta. Em 2005, um amigo de Márcio, o técnico em eletrônica Gilberto Mesquita, apresentou um pequeno protótipo do que poderia vir a ser um carro de verdade. E logo a ideia foi saindo do papel. A garagem da casa de Gilberto, na cidade de Correia Pinto, distante 25 quilômetros de Lages, virou a fábrica. E o que foi feito lá é de encher os olhos de qualquer cadeirante.

Além de Márcio e Gilberto, participam do trabalho os cientistas da computação João Francisco Gil e Sérgio Murilo Schütz. Para dar início ao Pratyko foram utilizadas rodas de empilhadeira, motor de barco, chassi tubular e dezenas de outras pecinhas.

O carro

Com 2,6 metros de comprimento e 1,6 de largura, o protótipo leva peças e acessórios de carros normais, como as rodas e pneus aro 13, parachoque, parabrisa e farois. O motor é de uma motocicleta 250 cilindradas movido a gasolina e alcança velocidade de até 50 quilômetros por hora.

O acelerador e o freio são manuais, ao lado do volante. Bem como o câmbio, com embreagem, que tem cinco marchas para frente e para trás. Vidros elétricos, GPS e sensores de estacionamento na traseira e nas laterais também estão presentes.

No painel, um marcador de combustível, o velocímetro, o conta giros e o indicador das baterias – uma de moto para o motor e uma de carro para o sistema elétrico que controla a porta e o elevador. Porta e elevador que, aliás, estão os principais benefícios do Pratyko.

A porta é traseira, como se fosse o porta-malas, e, ao ser aberta, faz descer um elevador que suporta até 200 quilos. Ambos são comandados por controle remoto. Ou seja, o cadeirante pode estacionar de ré e descer, sem problemas, direto na calçada.

Maiores informações sobre o protótipo, acesse: www.pratyco.com.br

Fonte: DC Online
Foto: Vani Boza
Edição: ALO Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário