12 de mar. de 2011

SC: Chuvas já deixaram mais de 8.000 desalojados

De acordo com o último levantamento da Defesa Civil de Santa Catarina, as fortes chuvas que começaram na noite da última quinta-feira já deixaram 8.581 desalojados, 88 desabrigados e 309.682 afetados em oito municípios catarinenses. Pomerode, Corupá, Ilhota, Joinville, Indaial, Schroeder, Rio dos Cedros e Jaraguá do Sul são as regiões consideradas mais críticas. Foram registradas ainda ocorrências em Blumenau, Timbé do Sul e Nova Veneza.

Em vista do grande número de desabrigados, Defesa Civil e Cruz Vermelha estão encaminhando materiais de primeira necessidade. Para Pomerode, um dos municípios mais atingidos pelas chuvas, foram encaminhados 600 colchões, 800 kits de higiene pessoal, 460 kits de limpeza, 300 cestas básicas e 400 litros de água potável.

Como a previsão do tempo para o final de semana, segundo Ciram/Epagri, indica a chegada de mais chuvas fortes e isoladas, além do risco de ressaca no litoral catarinense, equipes da Defesa Civil permanecem em alerta. “Como temos uma previsão de tempo ruim até domingo, continuamos monitorando e encaminhando material para os municípios mais atingidos”, destaca o diretor da Defesa Civil no Estado, Marcio Luiz Alves.

O diretor explica ainda que a preocupação maior está direcionada para a região de Pomerode, com mais de 700 pessoas desalojadas. “Os modelos que indicam a previsão do tempo tem uma média de acerto de 80%. Determinadas situações não têm como serem previstas”, conclui.

Com a previsão de mar agitado até a manhã de domingo, com risco de ressaca, a Defesa Civil desaconselha atividades de pesca e lazer junto à costa, especialmente em áreas mais afastadas. A recomendação é para que a previsão do tempo seja acompanhada permanentemente durante o fim de semana.

Fonte e foto: ND Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário