27 de mar. de 2011

Milhões de pessoas no mundo aderiram à Hora do Planeta

Centenas de monumentos e milhões de casas ao redor do mundo apagaram as luzes neste sábado para comemorar a Hora do Planeta, uma iniciativa mundial para sensibilizar a opinião pública sobre o problema da mudança climática. O evento teve início no Pacífico, nas ilhas Fiji, Nova Zelândia e Austrália, propagando-se pela Ásia, Europa, África e América com a chegada da noite.

A Ópera de Sydney foi o primeiro dos grandes monumentos a ficar às escuras, seguido pelo estádio do "Ninho do Pássaro" de Pequim, que acolheu os Jogos Olímpicos de 2008. Posteriormente, foi a vez da Europa, com a Acrópole de Atenas e outros lugares histórico gregos como as colunas do templo de Poisedon, a catedral Notre Dame de Paris e o London Eye da capital britânica apagando suas luzes.

A Torre Eiffel só ficou às escuras durante cinco minutos por motivos de segurança, segundo a prefeitura de Paris. Também se uniram à ação a Times Square de Nova York e a estátua do Cristo Redentor no Rio de Janeiro. Esta iniciativa, criada na Austrália em 2007 pela organização de defesa da natureza WWF, envolveu neste ano 3.800 cidades em 134 países e tem como objetivo chamar a atenção sobre o processo do aquecimento global.

— A quantidade de energia que se poupa durante o tempo em que as luzes ficam apagadas não é o aspecto principal desta ação — explicou o diretor executivo da Hora do Planeta, Andy Ridley.

— Trata-se de demonstrar o que pode acontecer quando as pessoas se unem — explicou.

Os organizadores também pediram que nesta edição do evento os participantes se comprometam a realizar uma ação, grande ou pequena, durante todo o ano para ajudar o planeta. Ridley explicou que a edição deste ano também se concentrará em conectar as pessoas através da internet para que possam se motivar mutuamente em seu compromisso de preservar o meio ambiente.

No momento em que o evento começou no Pacífico, cerca de 600.000 pessoas disseram "eu curti" na página oficial da Hora do Planeta no Facebook.

Seis cidades catarinenses aderiram à Hora do Planeta

Ponte Hercílio Luz, totalmente apagada durante a Hora do Planeta 2011 - Foto: Agência RBS
Por um mundo ecologicamente melhor, seis cidades de Santa Catarina participaram da iniciativa Hora do Planeta, para alertar sobre o aquecimento global e as mudanças climáticas.

Durante 60 minutos, a partir das 20h30min, monumentos e prédios públicos de Florianópolis, Balneário Camboriú, Caçador, Itajaí, Tijucas e São Francisco do Sul tiveram suas luzes apagadas. Na Capital, a ponte Hercílio Luz e a Praça XV ficaram no escuro.

O município de Joinville, que também participaria do evento, não teve suas luzes desligadas.

Fonte: AFP / DC On Line
Imagem: www.horadoplaneta.org.br
Edição: ALO Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário