A Ópera de Sydney foi o primeiro dos grandes monumentos a ficar às escuras, seguido pelo estádio do "Ninho do Pássaro" de Pequim, que acolheu os Jogos Olímpicos de 2008. Posteriormente, foi a vez da Europa, com a Acrópole de Atenas e outros lugares histórico gregos como as colunas do templo de Poisedon, a catedral Notre Dame de Paris e o London Eye da capital britânica apagando suas luzes.
A Torre Eiffel só ficou às escuras durante cinco minutos por motivos de segurança, segundo a prefeitura de Paris. Também se uniram à ação a Times Square de Nova York e a estátua do Cristo Redentor no Rio de Janeiro. Esta iniciativa, criada na Austrália em 2007 pela organização de defesa da natureza WWF, envolveu neste ano 3.800 cidades em 134 países e tem como objetivo chamar a atenção sobre o processo do aquecimento global.
— A quantidade de energia que se poupa durante o tempo em que as luzes ficam apagadas não é o aspecto principal desta ação — explicou o diretor executivo da Hora do Planeta, Andy Ridley.
— Trata-se de demonstrar o que pode acontecer quando as pessoas se unem — explicou.
Os organizadores também pediram que nesta edição do evento os participantes se comprometam a realizar uma ação, grande ou pequena, durante todo o ano para ajudar o planeta. Ridley explicou que a edição deste ano também se concentrará em conectar as pessoas através da internet para que possam se motivar mutuamente em seu compromisso de preservar o meio ambiente.
No momento em que o evento começou no Pacífico, cerca de 600.000 pessoas disseram "eu curti" na página oficial da Hora do Planeta no Facebook.
Seis cidades catarinenses aderiram à Hora do Planeta
Ponte Hercílio Luz, totalmente apagada durante a Hora do Planeta 2011 - Foto: Agência RBS |
Durante 60 minutos, a partir das 20h30min, monumentos e prédios públicos de Florianópolis, Balneário Camboriú, Caçador, Itajaí, Tijucas e São Francisco do Sul tiveram suas luzes apagadas. Na Capital, a ponte Hercílio Luz e a Praça XV ficaram no escuro.
O município de Joinville, que também participaria do evento, não teve suas luzes desligadas.
Fonte: AFP / DC On Line
Imagem: www.horadoplaneta.org.br
Edição: ALO Imprensa
Nenhum comentário:
Postar um comentário