31 de mar. de 2011

Vereador de Araranguá é caçado por suposta compra de votos

O juiz da 1ª Zona Eleitoral, Fábio Nilo Bagattoli, julgou parcialmente procedente denúncia do Ministério Público Eleitoral para decretar a perda do mandato do vereador José Hilson Sasso (PP), de Araranguá, atual Presidente da Câmara de Veradores, por ter oferecido serviços odontológicos gratuitos a oito eleitores em troca de votos no pleito de 2008.

Sasso também foi condenado à prestação de serviços comunitários, por 2 anos, 2 meses e 20 dias, e ao pagamento de 13 dias-multa, cada qual no valor corrigido do salário mínimo nacional vigente na época dos fatos. Da sentença, publicada nesta segunda (28), cabe recurso ao TRESC.

Além do vereador, o magistrado condenou o cirurgião-dentista que atendeu os eleitores, Hamilton Matos Palmas, à realização de serviços comunitários, por um ano e 8 meses, e ao mesmo pagamento de 13 dias-multa. Palmas e Sasso devem ainda dividir as custas do processo.

O outro vereador de Araranguá denunciado, Daniel Viriato Afonso (PP), foi beneficiado com a suspensão condicional do processo porque preencheu os requisitos do artigo 89 da Lei nº 9.099/1995. Ele foi o 2º mais votado para a Câmara Municipal em 2008, com 1.582 votos, enquanto Sasso ficou em 4º, com 1.394 votos. Em 2004, ambos obtiveram a suplência.

Como funcionou o esquema

Segundo a denúncia, Sasso, Afonso e cabos eleitorais orientaram os eleitores a serem atendidos por Palmas, que prestou os serviços entre agosto e novembro de 2008, sendo pago pelos candidatos. Sasso teria encaminhado nove eleitores e entregado R$ 9 mil ao cirurgião, enquanto Afonso teria mandado um eleitor.
O Vereador Sasso, em entrevista para a TVBV, disse que tudo não passa de uma armação e que não há provas de que ele cometeu a compra de votos. Ele irá recorrer da decisão do TRESC.

Opinião ALO

Se o TRESC fosse abrir proceso de cassação para todas as compras de votos realizadas por cabos eleitorais, por vereadores, deputados, por qualquer político ou pessoa ligada à ele, ia faltar espaço para os processos e, quem sabe, sobraria um ou outro político com a "Ficha Limpa" para seguir em frente. 

ATENÇÃO POLÍTICOS: Comprar voto é crime.

ATENÇÃO ELEITORES: Vender o voto é crime. Vamos nos conscientizar de que nós eleitores é que colocamos eles lá. Vamos votar em propostas que tragam benefícios para toda a comunidade, vamos votar em pessoas que não tenham telhado de vidro. Dar o voto em troca de combustível, pagamento de conta de água, luz, cesta básica, remédio, tijolo ou cimento, isto é crime. Temos que ficar ligados na próxima eleição, vamos denunciar se isto estiver ocorrendo, não seja criminoso também, só assim vamos moralizar a política.

Fonte: Assessoria de Impresa TRE/SC e TVBV
Foto: Divulgação Câmara de Araranguá
Edição: ALO Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário