14 de mar. de 2011

Fábrica de Gelo é inaugurada em Imaruí


O IPPS - Instituto de Políticas Públicas e Sociais - inaugurou Fábrica de Gelo em escamas (mais adequado e indicado para a indústria alimentícia), nasexta feira (11), às 19 horas, na comunidade de Taquaraçatuba, município de Imaruí.

O evento contou com a presença do Superintendente do Ministério de Aquicultura e Pesca de SC, Horst Doering, do ex subsecretário de Orçamento e Gestão do MPA, Manoel Viana, além de outras autoridades e lideranças da pesca do município e da região.

A fábrica é uma conquista para a região e servirá para potencializar a pesca e agregar valor à mesma, propiciando maior longevidade ao pescado e dando tempo ao pescador para comercializar, buscando preços mais atrativos. O esforço para tal conquista foi do IPPS - Instituto de Políticas Públicas e contou com o apoio da Associação de Pescadores de Imaruí e Região, da Apapongro e da Prefeitura municipal.

Em regime de mutirão e com a orientação de uma química, os pescadores construíram uma ETA - Estação de Tratamento da Água que irá abastecer a fábrica de gelo. "Essa é a última etapa a ser superada, já tivemos que contratar engenheiro para fazer laudo, registrar a planta do contêiner no CREA, pedir licença da Vigilância Municipal, e agora com a construção da ETA, que é a última exigência da Vigilância Estadual", desabafa Daniel Schutz, coordenador do IPPS.

A fábrica tem o objetivo produzir gelo para atender a demanda municipal, facilitando o acesso no ato da pesca, assim como oferecer o beneficiamento do pescado para atender diretamente os pescadores artesanais e com a instalação da fábrica será possível gerar empregos diretos e indiretos para a comunidade.

Na sequência, o IPPS fará acompanhamento de alguns pescadores que se propuserem a modificar seus atos de pesca, utilizando gelo, comparando com alguns no método tradicional para buscar comparativo operacional e financeiro ao final de um ano de atividade.

Foi escolhida a comunidade do Taquaraçutuba, pois é estrategicamente bem localizada, próxima a um lugar de pesca e ao Centro do município, mas a mesma pode fornecer a todo o município.

Como uma das marcas do IPPS é a gestão participativa, será montado um conselho gestor da fábrica, formada por pescadores, entidades sociais e governamentais, ao qual espera seja anunciado nesta cerimônia, dando ao processo muita transparência, de acordo com a coordenação do IPPS.

Fonte: Prefeitura de Imaruí / Luciano Boico

Nenhum comentário:

Postar um comentário