Santa Catarina foi o estado da região Sul que mais registrou mortes em estradas durante o feriado de Carnaval. Somados os casos de rodovias estaduais e federais, foram pelo menos 40 vítimas, mais que o Rio Grande do Sul e o Paraná juntos. O superintendente da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no Estado, inspetor Luiz Ademar Paes, declarou que o acidente em Descanso (27 mortos) inflou os números.
Ele lembrou que o Estado foi o segundo do país em mortes nas rodovias federais no ano passado, com 11 casos. O inspetor acredita que a tragédia de sábado, que fez o número saltar para 31, fará de Santa Catarina o primeiro em 2011 no País. Paes esclareceu que a morte ocorrida no hospital não entra nas estatísticas da PRF que só contabiliza quem é vítima na pista ou a caminho de internação.
Sozinho, o Estado representou 18,6% das mortes em estradas federais ocorridas no Brasil até terça. Significa que de cada cinco vítimas, uma perdeu a vida nas rodovias que cortam Santa Catarina. O superintendente da PRF disse ainda que houve 259 acidentes, que deixaram 151 pessoas feridas.
Volta para casa complicada no Sul e Grande Florianópolis
A chuva atrapalhou o último dia de praia e também complicou a volta para casa. A PRF informou que, sem o sol, o movimento nas estradas se intensificou no começo da tarde. Por volta das 15h30min, foi muito carro para pouca estrada na BR-101 e filas se formaram no Sul e na Grande Florianópolis. No trecho que passa por Laguna, foram registrados até 15 quilômetros de congestionamento. Em Palhoça, a fila chegou a 20 quilômetros.
O tráfego também foi intenso em Balneário Camboriú e cidades próximas, e nas imediações de Joinville. Os veículos andaram em velocidades baixas, mas não chegaram a parar na pista. O plantão da PRF informou que, nas primeiras horas da noite, as filas diminuíram em todos os pontos da BR-101, e o movimento permaneceu intenso em Palhoça e Laguna até as 22h30min.
A PRF montou um esquema para aumentar o patrulhamento da rodovia mais movimentada do Estado. Integrantes do Núcleo de Operações Especiais e o Corpo de Motos tiveram os turnos alterados. Com o reforço, o patrulhamento foi rigoroso. Em Palhoça, foram tantos carros parados que em alguns momentos todos os policiais rodoviários estavam notificando um infrator. Por causa do volume de trabalho, somente os dados dos motoristas eram coletados e o lançamento no sistema foi realizado mais tarde. A irregularidade mais comum era de carros trafegando pela parte pronta da duplicação da BR-101, mas que ainda não está liberada para o uso.
Veja o mapa das mortes no trânsito em Santa Catarina em 2011, clic aqui...
Fonte: DC Online
Foto: Sirliane Freitas
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