1 de mar. de 2011

Espanhóis lançam primeira prancha de surfe com tecnologia integrada

Duas empresas espanholas lançaram nesta semana, no País Basco, a primeira prancha de surfe com tecnologia integrada. Com ela, é possível medir dados das performances dos surfistas e quantificar o comportamento do equipamento, diminuindo, por exemplo, o risco de quebras durante uma bateria.

Tudo se dá por meio de sensores, que transferem os dados para um computador. O objetivo é "transformar sentimentos em fatos e números" e fornecer informações que podem ser aplicadas para melhorar as características das pranchas, o desempenho técnico dos surfistas e medição de parâmetros durante as competições.

Segundo os cientistas envolvidos no projeto, é possível quantificar o comportamento mecânico - rigidez, flexibilidade e resistência - das pranchas e adaptá-las às necessidades dos surfistas.

Ex-integrante da elite mundial, o espanhol do País Basco Aritz Aranburu é um dos surfistas que estão testando a tecnologia. Seus compatriotas Hodei Collazo, Kepa Acero e Mario Azurza também estão no projeto. - Ela é um pouco mais pesada do que uma prancha normal - disse Aritz.

Fonte: G1
Foto: Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário