Economizar água é fundamental nos dias de hoje, pois se continuar com o grande desperdício ficaremos sem água doce em pouco tempo. Segundo estudos apenas 2,5% da água do planeta é doce e com o aumento cada vez maior da população mundial, esse número diminui cada vez mais. Fizemos uma seleção com 10 dicas para vocês economizarem e ajudar o nosso planeta.
1. No banho apenas se molhe, feche o chuveiro, se ensaboe e depois abra para enxaguar. Não fique com o chuveiro aberto. O consumo cairá de 180 para 48 litros.
2. Na hora de escovar os dentes escove os dentes e enxágüe a boca com a água do copo. Assim você economiza 3 litros de água.
3. Na descarga verifique se a válvula não está com defeito, aperte-a uma única vez e não jogue lixo e restos de comida no vaso sanitário. Se houver defeito, ele pode causar um gasto muito maior.
4. Na torneira não use muito tempo pois quando ela está aberta, o seu gasto é de 12 a 20 litros/minuto. Pingando, 46 litros/dia. Isto significa, 1.380 litros por mês. Feche bem as torneiras.
5. Problemas de vazamento são os mais comuns em casas/prédios com encanamentos antigos que mesmo não mostrando o vazamento, muitas vezes possui vazamentos no trajeto até a torneira.
6. Na caixa de água não deixe transbordar e mantenha fechada (problema de Dengue também).
7. Na hora de lavar louça ensaboe a louça com a torneira fechada e depois enxágüe tudo de uma vez. Na máquina de lavar são gastos 40 litros. Utilize-a somente quando estiver cheio.
8. Regar plantas e jardins no inverno, pode ser feita dia sim, dia não, pela manhã ou à noite. Use mangueira com esguicho-revólver ou regador.
9. Ao lavar o carro só lave uma vez por mês, com balde de 10 litros, para ensaboar e enxaguar. Para isso, use a água da sobra da máquina lavar roupa.
10. Na limpeza de áreas externas use vassoura. Se precisar utilize a água que sai do enxágüe da máquina de lavar.
Sa cada um de nós fizer um pouquinho, as futuras gerações agredecem, e nosso planeta azul, a mãe Terra será recompensada com estas pequenas ações.
Fonte: Rededasaguas.org
Imagem: Google
Edição: ALO Imprensa
Nenhum comentário:
Postar um comentário