9 de mar. de 2011

Tranporte Marítimo para a Grande Florianópolis será demonstrado em Palhoça

A partir do dia 21 de março um catamarã vindo do Rio Grande do Sul estará em águas palhocenses para demonstração. Enquanto aguarda a liberação do Patrimônio da União das áreas destinadas à construção dos atracadouros a Secretária de Indústria e Comércio de Palhoça articula a vinda da embarcação de 120 lugares. O objetivo é mostrar aos convidados os benefícios da implantação do sistema de transporte marítimo, não só no município, como em toda a região da Grande Florianópolis.

De acordo com o Secretário de Indústria de Palhoça Josué da Silva Mattos a superintendente do Patrimônio da União, Isolde Espíndola solicitou mais detalhamentos no projeto de implantação do sistema. “No dia 10 de março agendaremos uma reunião com todas as instituições envolvidas neste processo”, adianta Mattos sobre o encontro com a Fatma (Fundação do Meio Ambiente, Marinha, Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais) e Associação de Maricultores de Palhoça, dentre outros.

O secretário lembra que somente após receber o aval da União é que será aberto o edital de licitação para implantação do sistema. “Não podemos avançar enquanto não finalizarmos esta parte do processo”, reconhece. A demora para as devidas licenças e autorizações frustrou a intenção do prefeito Ronério Heiderscheidt que pretendia inaugurar o sistema aquaviário em dezembro de 2010. Por envolver órgãos de magnitude federal o arrojado projeto ainda não tem data definida para sair do papel e ganhar as baías de Palhoça.

O catamarã de 18 metros de comprimento por 6 metros de largura percorre 45 quilômetros por hora. A empresa gaúcha BBBarcos que trará a embarcação por via marítima, é responsável pela operação náutica da travessia entre Porto Alegre e Guaíba, RS.

Fonte: ND Online
Foto: Divulgação ND

Nenhum comentário:

Postar um comentário